Páginas

20/12/2012

Bolo de Natal com Tâmaras, Damasco e Chocolate


Confesso que esse ano o espírito natalino está demorando a baixar em mim. E qual a melhor maneira de resolver esse impasse? Tratamento de choque com uma receita de bolo super natalina, cheia de frutas secas, especiarias e o indispensável chocolate.

Não sei se pra vocês é assim, mas pra mim, apesar de vivermos em um país tropical, eu sou impregnada de costumes europeus no que diz respeito a gastronomia natalina. Pra mim, Natal tem gosto de frutas cristalizadas, canela, chocolate, mel, nozes e outras coisas especiais. Na verdade, eu já como essas coisa "regularmente" durante o ano, mas nessa época sempre me dá vontade de fazer uma coisa mais sofisticada pra servir pra família e presentear quem eu gosto.

Então anote a receita desse bolo especial e delicioso:

Bolo de Natal com Tâmaras, Damasco e Chocolate

Ingredientes:
(para 1 bolo redondo de 22 cm)

100g (cerca de 1 xíc.) de tâmaras secas com caroço
100g (cerca de 1 xíc.) de damasco seco
300ml de água
2 xíc. de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz moscada ralada
pitada de pimenta do reino
pitada de sal
1 xíc. de manteiga amolecida sem sal
1 xíc. de açúcar mascavo
1/4 xíc. de açúcar refinado
1/4 de xíc. de mel
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha
150g de chocolate amargo 70% cacau derretido
50g de chocolate amargo 70% cacau picado
50g de amêndoas em lâminas (opcional)

Preparo:

1 - Pré aqueça o forno a 180o C. Unte e enfarinhe uma forma de fundo removível;
2 - Retire os caroços das tâmaras e as ferva com 150ml de água por 2 minutos. Reserve até esfriar. Ferva os damascos inteiros também por 2 minutos. Reserve até esfriar;
3 - Em um bowl misture todos os secos: a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato, o sal e as especiarias. Reserve;
4 - Bata na batedeira a manteiga com os açúcares e o mel até que fique esbranquiçado. Adicione os ovos um a um e bata até que fique homogêneo. Acrescente a essência de baunilha. Misture o chocolate derretido já frio;
5 - Pique em cubinhos as tâmaras e os damascos;
6 - Misture delicadamente os secos na mistura de manteiga com os açúcares. Por último acrescente o chocolate picado, as tâmaras e os damascos. Decore com as amêndoas e leve ao forno por uma hora ou até que você espete um palito e ele saia limpo.





Em formato de bolo inglês (Fotos: Rodolfo Fonseca)

Esse bolo é de comer ajoelhado. Eu prometo!

Sirva com café ou para quem gosta, um vinho do porto também cai muito bem.

Bom fim de semana e antes do Natal eu volto com as receitas de sobremesa da minha festa.

Bon appétit!

Um comentário:

  1. Delicioso na medida certa, denso e saboroso! Recomendadíssimo comer vários pedaços!

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover